O cinema é chamado de arte (mais precisamente a 7ª arte), mas quando um filme é dirigido por Selton Mello pode chamar de poesia, pois não há outra palavra que defina O Filme da Minha Vida.
Emoldurado por uma bela fotografia e com uma trilha sonora de tirar o fôlego e de dar inveja a qualquer produtor musical, O Filme da Minha Vida conta com delicadeza a historia de Tony Terranova (impecavelmente interpretado pelo ator Johnny Massaro), menino de ar doce que vive uma vida simples com a família e poucos amigos numa pacata cidade do sul, durante o nostálgico e romântico anos 60. Com a chegada da maturidade e ainda tendo que enfrentar a ausência do pai que sempre inspirou seus passos, Tony vê seu mundo se transformar aos poucos, enquanto o trem da vida segue por novos trilhos sem perder a poesia e o encanto.
E O Filme da Minha Vida é encantador justamente por falar de sentimentos que parecem esquecidos hoje em dia. Encantos como a beleza, o equilíbrio, a gentileza, a inocência, a serenidade, a compreensão, o afeto, a poesia e o amor. Desde “Cinema Paradiso” não se assistia um filme tão poético.
Nessa estação chamada vida, somos convidados a embarcar no trem dos nossos sonhos. Com o tempo, entre partidas e chegadas percebemos que existe o meio, onde cruzamos com a paisagem do caminho. Nessa estrada nem tudo são flores, pois há varias estações contidas, mas nossos olhos podem ver o que é belo mesmo que estejam repletos de neblina, pois o que nos movimenta não é a matéria prima da roda e sim a essência das emoções que vivemos. Uma (de muitas) frase inesquecível do filme diz que o mais importante na vida é ter olhos e ter pés, os olhos para ver a beleza do mundo e os pés para ir de encontro ao mundo. Conforme o filme avança em poesia, vamos percebendo que a historia fala de alma e essa ninguém nos rouba.
O Filme da Minha Vida poderia contar outras historias, a historia de um rio vermelho por exemplo, que cruza o caminho de um menino e seu pai, vem a correnteza e separa os dois… O resto? O resto eu não posso contar.
p.s. O Filme da Minha Vida é um rio vermelho de amor, o amor é poesia e a poesia há de inundar o mundo. P.s. love.
maria ramos
O FILME DA MINHA VIDA
Direção e roteiro de Selton Mello
Baseado na obra original “Um pai de cinema” do escritor Antonio Skarmeta
Com Johnny Massaro, Selton Mello, Bruna Linzmeyer, Vicent Cassel, Rolando Boldrin e grande elenco.
Em cartaz nos cinemas do Brasil