Sobre entardecer

IMG_20160912_172404Assim como todas as tardes vão embora, um dia também vamos nos despedir dessas tardes.

Desde a morte de David Bowie e Prince (meus ídolos da adolescência), fico pensando sobre essas despedidas e o quanto isso me deixa profundamente triste. Minha geração está partindo e eu me pergunto por que temos que partir? Por que de repente tudo se vai sem tempo de dizer adeus?

Questionar sobre esses dissabores da vida, me fez lembrar de cada por sol. Pensei no quanto o entardecer é uma forma de gratidão. Se despedir de mais um dia é ser grato, é perceber que despedidas são inevitáveis. As tardes não questionam o processo natural do dia, simplesmente e lentamente cumprem o seu papel nesse palco chamado vida e se soltam.

Moro em São Paulo e de umas tardes pra cá tento desenvolver um olhar mais afetuoso sobre a cidade para perceber que o entardecer por aqui é lindo, e durante a primavera registra uma beleza quase que poética. O sol se vai devagar por traz dos prédios, dos ipês que colorem as ruas e sem pressa, sem demora e sem deixar de brilhar, me dá um tempo para contemplá-lo e finalmente adormece para voltar em novo dia com outras cores.

Assim somos nós frente a vida e frente as pessoas com que convivemos ou que fazem parte da nossa historia. Temos um tempo para aproveitar o brilho da convivência e sem cobranças ou julgamentos, somos convidados a contemplar a beleza dos raros ou breves momentos que para sempre ficarão na memória. Viver, conviver, agradecer e deixar ir… eis o sentido da despedida. Repito aqui uma frase do mestre e bailarino do teatro Butô, Kazuo Ohno: ”faça uma reverencia a tudo que te trouxe ate aqui e… segue”.

Que eu saiba aceitar, contemplar, agradecer, seguir  e por fim entender que a minha geração não está partindo, está apenas “entardecendo”.

(maria ramos)

p.s. a foto aqui postada, é de um entardecer contemplado em uma tarde de inverno na cidade do rio de janeiro. Love.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>