no mural de maria: Renato Godá – um poético sedutor

goda1Lembro do filme Bagda Café (1987) em que a personagem Jasmin caminha por uma estrada (a então deserta Route 66) ate encontrar um velho posto-motel e entrar no mundo de Brenda (proprietária do local). Um mundo tão diferente mas ao mesmo tempo tão fascinante e encantador que Jasmin não consegue mais se separar dele. Lembro também da canção tema – Calling you – que diz mais ou menos assim: “…chegue perto, eu estou te chamando para essa doce libertação”

E  é por essa misteriosa estrada que te convido para conhecer Renato Godá, tenho certeza que nunca mais irá conseguir se separar, principalmente quando encontrar a rota certa para seguir, dentro do que se define hoje como o melhor momento da nova musica brasileira.

Nova? Não. Embora tenha ficado mais conhecido em 2.010 depois do fenomenal sucesso do disco “Canções para embalar marujos”, com turnês internacionais e alguns prêmios na mala, Godá está nessa estrada há muito mais tempo e posso garantir que ele, junto com Nô Stopa e os deliciosos meninos do Folk na Kombi, é uma das maiores e melhores influencias do Folk, do Blues e do Jazz da atualidade.

Godá recentemente se apresentou no Sesc Vila Mariana (aqui em sampa) e eu fui conferir. Foi meu primeiro encontro ao vivo com o musico , mas minha relação (ou paixão) por Renato começou em 2013 quando li uma entrevista na Revista Lola Magazine falando sobre “Dia dos pais”. Sem saber que era musico, em poucas linhas já me apaixonei pelo escritor (ou pensador, sei lá!). Depois, num desses acasos da vida (embora não acredite em acasos), um amigo me apresentou uma de suas canções e aos poucos fui tomando gosto, me envolvendo com as letras, me deixando levar e entrar no seu mundo, fui lendo ainda mais seus textos, construindo a relação como uma conquista do primeiro amor, cheguei ate escrever aqui no blog a crônica “Corredores”, inspirada em uma parte de sua vida. Por isso o comparei com o filme Bagdá Café, porque é assim que quero que você conheça o mundo e as estradas de Renato Godá: devagar, sem pressa, sem medo, saboreando lentamente cada pedaço, identificando cada pegada, só assim irá compreender e se envolver no  universo poético e sedutor desse “latin lover”.

Mas deixa eu falar um pouco do artista, sem me envolver pela sedução rsrsrs… Misture a sonoridade dos anos 50 ou 60 com um pouco de Johnny Cash, Bob Dylan, Keith Richards. Derrame uma gota de Leonard Cohen com Bukowski… Pronto! Godá é tudo isso sem perder a sua essência poética no melhor estilo encantador “romântico  e indiscreto, carregando flores roubadas de um jardim”. Renato parece carregar todos os personagens que encontrou pelos caminhos, estradas, ruas e becos da poesia (boemia), e transporta-los  para os palcos como que num maravilhoso espetáculo mambembe. Impossível não se envolver com as histórias de suas canções. Com uma postura quase que teatral, uma voz marcante e cheia de  charme, o show  ainda é envolvido por músicos talentosos que o acompanham em impecável sintonia (preste atenção no gaitista Ivan Marcio)

Simples, sem grandes pretensões ou vaidades, a sensação que se tem ao ouvir Godá é de completo êxtase. Godá nasceu para fazer o que faz: Musica, e musica de boa qualidade. Um homem que sabe seduzir porque não tem vergonha nem medo de expressar e cantar o amor. Não se engane com os “rótulos”de marginal, vagabundo ou vira-lata… Não! Nesse atual mundo carente de boa musica, Renato Godá é hoje o melhor partido romântico, o melhor dos poemas e a mais doce poesia que você pode e deve conhecer.  Você vai se apaixonar e “pode até se divertir” com esse grande sedutor da musica brasileira!  “…chegue perto, eu estou te chamando para essa doce libertação”.

renatogodar-g-2010 (1)

Listei aqui algumas canções de minha preferência, para que você comece a percorrer essa estrada e assim como eu (ou como Jasmin), nunca mais sair dela:

* Cigarros e cafés

* Em suas mãos

* Invernos e verões

* Chanson d`amour

* Vou ficar

* Dèmodè

… e a canção que dá nome ao álbum de 2014. Ouça agora!

- Siga Renato Godá no FB (https://www.facebook.com/renatogodaoficial/?fref=ts) e no Instagram (@renatogoda) e saiba mais sobre sua carreira, sua agenda e seus belos textos ” ‪#‎renatogoda‬

p.s. mas fique atento! No show ele confessou que já está em estúdio e com varias inspirações para continuar na estrada, seguindo esse fascinante deserto da poesia ;)

Love!

(maria ramos)

4 ideias sobre “no mural de maria: Renato Godá – um poético sedutor

  1. Parabéns, Maria Ramos! Traduziu de forma encantadora as impressões que tenho sobre esse grande artista. Sou fã e divulgo as canções dele sempre que tenho oportunidade. Abraços para ti e para ele.

  2. obrigada inês! temos que divulgar mesmo essa preciosidade poética. Love! Abraços pra você e obrigada pela visita e por divulgar!

  3. Maria Ramos vc disse tudo e é tudo o que penso desse Mega artista!!
    Vc o descreveu de uma forma poética que só alguém sensível como ele pode descrevê-lo. parabéns!
    Eu me apaixonei por ele assim como vc e tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em Goiânia e ele é muito mais que artista é gente como a gente! LOVE!!

  4. oi claudia! tenho certeza que sim! obrigada pelas palavras. é de artistas como goda que estamos precisando, nós que o conhecemos ( eu ainda não pessoalmente como você ), somos privilegiadas. love.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>