crônicas de maria: Estação liberdade

tumblr_ls93vynDNb1qhrmjo[1]Foi num momento de liberdade que Alice comprou o seu primeiro bilhete. Não era um bilhete da sorte ou de loteria, mas era o seu primeiro bilhete premiado!

Como que num conto ou presente de criança, escolheu a janela do avião e com o reflexo das nuvens pela vidraça começou olhar asas e sonhar destino.

Poetas, bossa nova, um circo que voa, pele dourada, “caju”, “all star azul”, musica, arte, sol, mar, vida, um constante navegar… Enquanto as asas pairavam sobre um rio ainda distante, Alice seguia sua viagem.

Foram dois dias, apenas dois! O suficiente para retornar com a bagagem cheia de sonhos e a possibilidade de continuar sendo livre!

Entra novamente no avião, agora de retorno à sua cidade. Escolheu qualquer assento porque o que importava era a sua felicidade não o destino! Satisfeita por ter subido as laranjeiras, penetrado no olhar de Cecília, sonhado com versos de Machado e ao cruzar a rua Nascimento e Silva ter lembrado de Lizette e todos os seus Tons. A garota ainda era queimada de sol caminhando pelas ruas de um poetinha imortalizado, em solo de um corcovado que de tão imponente abriu os braços e ofereceu um pão feito de açúcar, doce como o olhar de Alice! Cada arco, cada escada, cada degrau que subia era uma oração que fazia à santa que poderia ter qualquer nome, mas preferiu chamar simplesmente Tereza.

Ondas que vem e vão num olhar sem diferenças. E o mesmo olhar parou no exato momento em que Alice brindou a paz. Um sol tímido a queimar o mar num dourado brilhante e as janelas coloridas de dois montes de esperanças, um a rimar com cristal e outro com rainha.

Tempos assim, Alice só enxergou quando voou nas asas de um sonho pela primeira vez. E descobriu que novos tempos virão quando recolheu a mala na esteira e começou a renovar suas asas para o próximo céu, porque a estação de embarque e desembarque ela já sabia que seria a mesma… a estação liberdade.

(maria ramos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>