historias para refletir: Flor de Lotus

“Um  mestre reuniu seus discípulos, e mostrou uma flor de lótus – símbolo da pureza, porque cresce imaculada em águas pantanosas.
– Quero que me digam algo sobre isto que tenho nas mãos – perguntou o Mestre.
O primeiro fez um verdadeiro tratado sobre a importância das flores.
O segundo compôs uma linda poesia sobre suas pétalas.
O terceiro inventou uma parábola usando a flor como exemplo.
Chegou a vez do quarto discípulo. Este aproximou-se do Mestre, sentiu o perfume da flor e acariciou suavemente suas pétalas.
– É só uma flor de lótus senhor. Simples, delicada e bela.

Foi então que o Mestre respondeu:
– Você foi o único que viu realmente o que eu tinha nas mãos”

*********************************

No sermão da montanha (Mateus cap.5),  Jesus resume a historia de hoje quando diz “bem aventurados os simples…”

msn_250[1]       Por que complicar ou dificultar o simples? Aceitar o que é obvio sem complicar, é uma forma de encontrar respostas para as perguntas da vida com mais naturalidade e verdade.

Não é a vida que passa, somos nós que passamos pela vida. E seria de grande importância se nosso olhar diante dela fosse mais generoso. Hoje nos tornamos reféns da era “gourmet”, complicamos tanto a simplicidade que o sabor do velho e bom feijão com arroz chega perder sua origem. Hoje uma simples cor branca virou  off white, o bege virou nude, fazer novos contatos com pessoas virou networking, comida de rua virou food truck, o caipira virou country  e por aí vai.. vamos perdendo nossa essência complicando o simples achando assim que nos tornamos fashion ( ops! quero dizer por dentro da moda )… acho que precisamos “desgourmetizar”… enquanto complicamos,  esquecemos de saborear o melhor pedaço da vida, de se encantar com um por do sol, de apreciar as flores da primavera, de beber aquele cafezinho coado na hora ( com coador de pano ) por nossa avó lá da cidadezinha do interior e entre uma historia e outra comer um cupcake ( ops! um pedaço do bolinho de laranja que ela preparou no seu cooktop, ops! quero dizer fogão de 4 bocas). Gestos simples, paisagens simples, coisas simples tão presentes em nosso cotidiano e tão necessários para nossa calma.

O que tenho para oferecer hoje não é um novo “post”! Quem sabe não é uma nova redação ou um novo ditado?rsrs Uns rabiscos que invento para desvendar as palavras simples de Jesus que tem tanto fundamento … “bem aventurados os simples….”  e ainda completando com mais um ensinamento Dele quando diz à Marta: “Marta, Marta, uma só coisa é necessária e Maria escolheu a boa parte…” (Lucas 10:41-42). Simples assim.

Pense nisso e boa reflexão!

(maria ramos)

4 ideias sobre “historias para refletir: Flor de Lotus

  1. Oi para que simplificar se podemos complicar? rsrsr Verdade hoje não vemos mais as coisas simples da vida. É mais chique ser complicado. Quando vc falou do cafezinho com bolo, lembrei da minha Avó só que o cooktop dela era a lenha rsrsrs É minha Linda como era gostoso esse tempo da simplicidade, onde as pessoas eram o que eram sem querer aparecer,ou ser mais que os outros.
    Mas a vida é isso modernidade esse é o nome. Então para que simplificar se podemos complicar? Bjs

  2. Lindo ,realmente a simplicidade é maravilhosa .
    Parabéns pelo texto .Beijos

  3. ola minha amiga Rosi! será que complicar é mesmo mais simples? rsrsr… obrigada pela visita . bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>